quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

15 perguntas sobre carreira de modelo.


Oi meninas e meninos lindos!! Tudo bem com vocês?
Hoje foi meu primeiro dia de aula, e eu já to com muitas coisas acumuladas (terceiro né? haha), então talvez eu demore um pouco mais pra postar de agora em diante. Enfim, hoje vim falar sobre uma profissão que é o sonho de muitas garotas, e que eu faço parte há algum tempinho. Selecionei as perguntas mais comuns, então vamos lá!

1- Como ingressar nessa carreira?
Então, tenho notícias boas e ruins pra vocês. A notícia boa, é que qualquer um pode "entrar", a questão é se vai ou não trabalhar. Até porque, depois de agenciada, quem vai fazer que você trabalhe é apenas você. Tem que correr atras, sabe? Mas vou explicar mais sobre isso nas próximas perguntas.
Para ingressar, é só procurar uma agencia (a minha é a Mega Model) e levar seu material fotográfico  ou lá mesmo fazer um book (em torno de 2.000 reais).

2- É difícil?
Tem prós e contras. Se você acha difícil ficar o dia todo (de manha até de madrugada) de salto, então você vai ter problemas. Se você acha difícil correr atras de trabalhos, então é bem possível que você tenha problemas também. Mas se você gosta e quer, tudo vale a pena.

3- Precisa ter o corpo perfeito?
Isso ai já é mais complicado. Olha, quem quer seguir carreira séria, com desfiles e tal, ir pro exterior e etc, tem que ter no máximo 90 de quadril (quanto menos melhor, mas mais do que isso não pode).
Mas se você quiser fazer trabalhos básicos, nada sério e tal, ai não tem muita medida certa não.
Mas gente, eu to falando isso por experiencia. Se você for bem gordinha e chegar numa agencia e dizer que quer desfilar, eles vão falar que pode só pra vocês fazerem o material, então cuidado.

4- Todas as agencias são confiáveis?
Não. Uma dica pra achar alguma confiável é procurar por referencias, como amigas. Se você conhecer alguém que conhece, fica mais fácil de saber como é. Procurar pela pagina do facebook e pelos comentários das pessoas também é uma ótima ideia.

5- Fui abordada no shopping. Devo ir ou não?
Eles costumam abordar muitas pessoas no shopping, até porque os olheiros nem sempre ligam pra quem estão chamando e sim pro salario que eles vão receber no fim do mês né? Então eu aconselho esperar ser chamada de novo, de preferencia pela mesma agencia, mas por olheiros diferentes. Eu fui abordada 15 vezes antes de ir, hahaha.

6- Que tipo de trabalho faz?
É muito variado. Desde desfiles, recepção de festas, editoriais e até estregar folhetos em rádios.

7- Quanto ganha?
Os cachês dependem do cliente que te contrata e do trabalho. Tem editoriais que são sem cachê, e eventos que ganha por exemplo, 500 reais. É muito variado. Se você desfila, até 1.000 reais (se você é boa mesmo, e ta começando), mas comerciais e etc dão muito mais dinheiro e cobram muito menos tempo. Ah, quase esqueci.. Uns 30% do que você ganha fica com a agencia.

8- Levar ou não a sério?
Depende do que você quer pra sua vida. Se você não quiser trabalhar em outra coisa, fazer faculdade ou algo assim, vale a pena ir com tudo e fazer seu máximo  Mas se você quiser levar a escola a sério, fazer uma faculdade e coisas do tipo, não adianta, porque não dá tempo de ser bom em duas coisas ao mesmo tempo.

9- E se a agencia me esquecer, o que eu faço?
Você tem que estar sempre lá, marcando presença e perguntando das novidades. Afinal, são muitas meninas e eles esquecem mesmo.

10- Vale ou não a pena?
Se você se entregar, tiver o perfil, as medidas certas e gostar. Vale.

11- Fala alguns pontos positivos e negativos?
Positivos: tirar fotos, estar sempre linda, ser maquiada, ganhar dinheiro, conhecer famosos e pessoas novas..
Negativos: ficar de salto o dia todo e chegar em casa praticamente sem pé, ficar em pé o dia todo, ter que sorrir independente do humor, consumir muito tempo, ter que matar aulas..

12- Precisa saber inglês?
É um diferencial. Quem sabe, obviamente tem mais vantagens, mas não é isso que vai te impedir de ter uma carreira (até porque a gente aprende com o tempo).

13- Como funciona a agencia?
Na agencia, você vai ser entrevistado por uma pessoa que vai te falar se você tem ou não perfil e explicar como funciona. Depois você vai fazer as fotos, com os maquiadores e o fotografo. Ai você tem que manter contato com a booker, porque é ela que envia suas fotos para os clientes que contratam pessoas para trabalhar. Ou seja, a booker e o cliente determinam o que você vai fazer.

14- Como funciona pra ir pro exterior?
Se você tiver perfil, eles vão te chamar pra um apontamento. Geralmente só com meninas de 1,76 pra cima. Lá, de preferencia de biquíni  eles vão te medir e falar o que você precisa perder de peso, ou mudar pra ir. Alem disso, vão perguntar sobre a escola, o inglês, e etc.

15- Experiencias.
Tudo o que você faz, por menor que seja, conta como experiencia. Então não deixe de fazer um trabalho só porque não tem cachê, ou porque é difícil. Afinal, ninguém começa por cima, né?


Bom gente, espero que tenho tirado algumas das duvidas de vocês, mas se restou alguma pode perguntar nos comentários! Beijos, até a próxima. Bru. @heybrub @belezaestranha


Um comentário:

  1. Olá, estou começando agora, gostaria da opinião de terceiros (blogueiros)! Dá uma olhadinha e me diga o que achou? http://create-valentine.blogspot.com.br/ Beijos! (Sigo todos de volta ;))))
    *sei que essa atitude é chata e tal, mas comecei a pouco tempo e estou tentando melhorar e promover o blog.
    Obrigada desde já!

    ResponderExcluir